Cuidados ajudam você a passar longe de álcool ou gasolina de baixa qualidade. O seu carro agradece

 Evite dor de cabeça com combustível adulterado

Combustível adulterado pode afetar o desempenho do motor e causar muita dor de cabeça ao dono do veículo com oficina. Veja como se prevenir da gasolina ou álcool “batizados” e saiba o que é preciso fazer para fugir dessa armadilha. 

A dica é sempre abastecer no mesmo local. Para você se assegurar da qualidade do combustível nesse posto, seja álcool ou gasolina, exija um teste do produto. É um direito seu. Para saber como funciona o teste, no próprio estabelecimento as regras devem ser apresentadas e esclarecidas.

Verifique também se o posto tem lacres eletrônicos instalados nos bocais dos reservatórios de combustível. Qualquer consumidor pode denunciar um estabelecimento que apresentar irregularidade pelo telefone da ANP (Agência Nacional do Petróleo): 0800-9700267.

Álcool/ No Brasil há dois tipos de álcool, o anidro e o hidratado. O primeiro é utilizado para compor a gasolina na proporção de 25% para cada litro e é isento de impostos. O segundo é o etanol que você compra no posto. Ao “batizar” o combustível, os adulteradores adicionam água ao álcool anidro e o vendem como álcool hidratado. Essa prática é o que se chama de “álcool molhado”.

O álcool hidratado, que é o que deve ser usado em carros flex, leva até 7% de água pura em sua composição. A água utilizada na adulteração vem da torneira e conta com cloro, prejudicial ao motor. 

O governo aprovou recentemente a proposta da ANP para utilizar corante a fim de identificar o produto irregular. A ideia com essa medida é acrescentar uma tintura laranja ao álcool anidro. Assim, se a bomba do posto apresentar combustível de cor, o produto é uma mistura irregular.

MAIS

Fraude na bomba ‘mente’ volume no abastecimento

Outro risco é abastecer em postos que entregam menos combustível do que o registrado na bomba. Uma recomendação para evitar esse problema é observar se, ao ligar a bomba, ocorre um avanço nos indicadores de volume e preço. Em caso positivo, não aceite o abastecimento, pois provavelmente a mangueira se encontra vazia e o consumidor vai pagar por um combustível que não foi fornecido.

Caso ocorra a dúvida quanto ao volume efetivamente entregue pelas bombas, o consumidor pode solicitar ao gerente do posto a medida de 20 litros  para que se efetue a medição em sua presença. O erro máximo permitido para 20 litros é de mais 100 ml.

Durante a fiscalização, técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e da ANP fazem o exame visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração, seguidos de testes para verificar se a quantidade de combustível registrada no abastecimento é a mesma recebida.

 

Fonte: Diário de São Paulo 

Artigo anteriorBrasil Postos agora com a Linha Completa de Acessórios para a Pista OPW
Próximo artigoComprei um posto com um passivo ambiental. E agora?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here