EPIS NOS POSTOS DE COMBUSTÍVELFrentistas estão expostos a muitos riscos pela manipulação de combustíveis e derivados de petróleo, que além de altamente inflamáveis, também causam danos à pele e problemas respiratórios.

banner-noticias-epis

O contato direto com o benzeno, um elemento tóxico presente na gasolina, é o principal risco de doenças ocupacionais para os frentistas. O benzeno pode ser absorvido por via oral, cutânea, ou inalação e agir sobre o sistema nervoso central. A substância é altamente cancerígena e pode causar leucopenia, além de irritação gástrica, com vômitos e náuseas.

 A utilização de epi’s é fundamental para prevenir o surgimento dessas doenças, que são facilmente evitáveis. No entanto, é muito difícil entrar num posto de combustível e encontrar um frentista utilizando todos EPIs, seja por falta de informação ou até mesmo por desleixo. Mas enquanto alguns evitam, outros reivindicam! O uso para os frentistas ainda não é obrigatório, mas já existem projetos para que isso aconteça e muito em breve os postos serão obrigados a fixarem cartazes com as informações necessárias relativas ao uso de epis.

 Alguns equipamentos apropriados para os trabalhadores de postos de abastecimento:

Macacão em brim

Luva nitrílica para abastecimento*

Luva de raspa para troca de óleo

Máscara/respirador semi-facial contra vapores *

Botina com bico de aço

Óculos de proteção contra impacto

Protetor Auricular (poluição sonora)

Avental emborrachado

Boné

**CONSULTAR O ACORDO COLETIVO DA CATEGORIA DA SUA CIDADE

Fontes: :http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/benzeno,_inimigo_lento_e_mortal_dos_frentistas/J9jjAAy5

Artigo anteriorLicença ambiental tem 30 mil normas
Próximo artigoGasolina Petrobras Grid chega à rede de postos Petrobras em todo o país
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here