Treinamento - 7 ideias para treinar sua equipe sem gastar nadaVeja sete opções para capacitar os funcionários e melhorar o desempenho deles sem desembolso algum

Os postos de combustíveis podem aperfeiçoar o treinamento dos funcionários sem precisar gastar dinheiro com isso. Há uma série de estratégias eficazes — e que não custam nada — ao alcance dos empreendedores para melhorar o desempenho da equipe. São iniciativas que vão desde criar um programa de mentores e promover a circulação de profissionais por diversas áreas do negócio até organizar visitas a outras empresas do segmento para trocar conhecimento.

O ponto de partida é ter objetivos claros e definir qual é o resultado que se espera de cada tipo de treinamento adotado. Ter um foco muito bem definido é importante porque, mesmo sem dinheiro envolvido, certamente existe um investimento de tempo do profissional e dos gestores que precisa ser bem empregado.

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1. Rotação de funções

Fazer com que os funcionários passem temporadas em diferentes áreas da empresa e conheçam sua rotina é uma forma de desenvolver as habilidades dos profissionais sem custo. No Posto Miravida de São Paulo, os frentistas passam parte do tempo no setor de troca de óleo. O objetivo é que todos saibam explicar para os clientes quais as vantagens da revisão dos itens de segurança do carro.

Já aconteceu de um trocador de óleo ficar doente e não poder terminar um trabalho, que foi passado a um frentista que finalizou o trabalho com maestria. De acordo com o gerente do posto “só conseguimos entregar o carro para o cliente no prazo acertado porque temos esse programa de capacitação.”.

A estratégia é útil para que os jovens talentos identifiquem com qual setor têm mais afinidade e prepará-los para assumir cargos novos desafios. O empregado ganha uma visão privilegiada de como funciona toda a empresa, auto motivando-se.

 2. Palestras de funcionários

Uma forma engenhosa de treinar os funcionários é encarregar alguns profissionais com talentos específicos de compartilhar seus conhecimentos com os colegas. No Posto Portal, duas vezes por mês os empregados com bom domínio de técnicas de vendas ensinam os novatos a usar os 5 passos da vendas – abordagem, sondagem, demonstração, venda adicional e fechamento.  “É algo útil, porque todos têm oportunidades de completar seu salário com vendas de produtos para pista e quanto mais preparados estivermos maiores são as chances de bater as metas”, diz  Regilson Silva de 33 anos, frentista aprendiz. Quando o empregado faz um curso sobre um tema que pode interessar a mais gente, o aprendizado também é replicado com os outros funcionários. Recentemente, um gerente de pista participou de um treinamento pago, fora da empresa, sobre técnicas de apresentação de atendimento. Pouco tempo depois, ele deu uma aula para os diretores e os gerentes da rede sobre o que aprendeu. “Pequenas e médias empresas em crescimento não podem desperdiçar nenhuma oportunidade de qualificar as pessoas”.

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3. Grupos de estudo

Organizar grupos de profissionais para discutir temas importantes para a empresa é outra ferramenta adotada para aprimorar o desempenho dos funcionários, sem que seja necessário gastar com isso. É o que faz o Posto Matriz. Todas as terças-feiras os 05 funcionários mais experientes se dividem em grupos de discussão, coordenados pelos proprietários, para debater sobre as possíveis oportunidades que o segmento oferece além de discutir e analisar sobre os diferenciais dos concorrentes.  É uma forma de manter a equipe atualizada e desafiada sobre o mercado que é complexo e dinâmico.


 

 4. Programa de mentores

Programas de mentoria ajudam as empresas a desenvolver funcionários e a manter na empresa os mais talentosos. “Os profissionais mais experientes assumem o papel de mentores dos mais jovens, o que deve incluir a criação de metas e a cobrança de resultados”,

Cada funcionário que trabalha há mais tempo na empresa assume a tarefa de orientar um ou mais novatos, em reuniões semanais ou quinzenais, dentro ou fora da empresa. Os temas abordados em geral são procedimentos e regras do negócio, oportunidades de crescimento profissional e expectativas em relação ao desempenho do funcionário.

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 5. Treinamento com parceiros

Assessores de Campos, vendedores, fornecedores e consultores que fazem negócio com redes de postos costumam se dispor a oferecer treinamentos rápidos, sobre temas específicos, de forma gratuita, para os funcionários do parceiro. O objetivo é que todos cresçam juntos. Fornecedores geralmente também têm interesse em mostrar aos funcionários dos clientes medidas que podem ser adotadas para ganhar escala e produtividade, fazendo o negócio crescer de forma mais acelerada. “Assim, o fornecedor vende mais.”

6. Visitas a empresas ou outros postos de rede

Incentivar a parceria entre todas as filiais promovendo visitas técnicas e orientadas para discutir temas como processos, cliente oculto, loja de conveniência, vendas, troca de óleo, segurança do trabalho questões ligadas à carreira e novas tendências disponíveis no mercado.

Geralmente, boa parte do pessoal enviado para esses encontros sente-se altamente motivados e procuram implementar as melhores práticas que apreenderam em suas visitas.

7. Supervisão dos novatos

Designar um funcionário experiente para mostrar a quem acabou de chegar à empresa o modo correto de executar atividades importantes da função é outra forma eficiente de treinar gratuitamente os funcionários. O objetivo é que os mais novos aprendam rapidamente procedimentos de rotina e possam se desenvolver em pouco tempo. Postos que almejam padronizar o nível de atendimento utilizam essa estratégia para aprimorar o desempenho dos jovens que são constantemente contratados.

 Fonte: Brasil Postos

 

 

 

 

 

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