Abastecimento de gasolina S-50 exige atençãoDesde o dia 1º de janeiro de 2014, a gasolina comum comercializada em todo o Brasil passou a contar com teor de enxofre reduzido para 50 partes por milhão (ppm), em substituição aos 800 ppm. A gasolina S-50 é uma determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com base na Resolução 40/2013, e pretende reduzir a emissão de poluentes na atmosfera em 93,75%.

Confira algumas orientações da Fecombustíveis para a revenda sobre o tema:

1. Antes do primeiro recebimento, certifique-se de que seu tanque e tubulações estejam limpos e aptos a receberem este novo produto.

IMPORTANTE: A atmosfera no interior de tanques enterrados é potencialmente explosiva. Na presença de qualquer princípio de ignição, é possível a ocorrência de uma explosão. Por essa razão, a boca de visita do tanque não deve ser aberta para limpeza do mesmo.

A norma brasileira da ABNT restringe a entrada em tanque subterrâneo para poucas atividades e, mesmo assim, sendo realizadas por firmas altamente especializadas, não estando inclusa a entrada neste espaço confinado para a limpeza dos tanques. Para toda e qualquer coleta de amostra para retenção ou análise, o material a ser utilizado (provetas, saca-amostras, etc.) deve ser de uso exclusivo para a gasolina S-50. Caso isso não seja possível, esses equipamentos deverão ser lavados com a própria gasolina diversas vezes antes do seu uso.

2. Jamais inicie a descarga do caminhão tanque (CT) sem antes certifica -se de que o ponto de descarga corresponde ao tanque da gasolina.

3. Sempre realizar os procedimentos de controle da qualidade no recebimento do produto (aspecto, cor, densidade e teor de etanol).

4. Atentar para o cumprimento de todas as Resoluções da ANP que tratam da gasolina.

 Dicas para o frentista

A gasolina S-50 possui coloração e odor diferentes em relação às gasolinas anteriores em função dos avançados processos de refino utilizados na sua obtenção. Essas diferenças não influenciam no desempenho da gasolina no motor. Tanto os veículos mais modernos quanto os mais antigos poderão usar a gasolina S-50 sem que haja a necessidade de adaptação nos motores.

Fonte: Revista Posto Avançado

Artigo anteriorNovo Quadro de Avisos deve conter a mesma cor do modelo disponibilizado pela ANP
Próximo artigoDois artigos da Resolução ANP Nº44/2013, sobre lacres, sofrem ajustes
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here